A ponte flutuante (ou ponte floyd rose independentemente da marca) como todo bom mecanismo que envolve atrito, precisa de lubrificação. Porém, é algo pouco praticado e se pensarmos bem, nós só queremos tocar e quase nunca cuidamos da manutenção da ponte. Pensando nisso, fui atrás de produtos específicos e baratos que podem ser uma solução para manter sua ponte estável e mais durável.
Esses produtos são um protetor labial especial e um lubrificante micrométrico com teflon (vou deixar links com várias opções de compra no fim do texto).
Explicando e descrevendo os produtos:
Eu sei que você pode estar estranhando o protetor labial, mas isso foi descoberto há um bom tempo pelo Gary Brawer, guitartech do Joe Satriani. Ele teve a sacada de testar um protetor labial americano chamado Chapstick nas facas e nos pivôs da ponte Edge/Lo Pro Edge, porque o Satriani reclamava que mesmo nas guitarras novas e reguladas, a ponte não retornava ao "ponto zero" e ficava levemente desafinada. Com o uso do Chapstick, pois as facas e os pivôs tiveram uma redução de atrito considerável, e se pensarmos nos lábios rachados, é como se o metal dessas duas partes da ponte, estivessem sendo umedecidos e protegidos de um ressecamento e desgaste que só piorariam o desempenho da ponte com o atrito pivô x faca. Genial!
Uma curiosidade: a Fender também indica o Chapstick para os pivôs das stratos, conforme artigo em seu site de apoio ao cliente, que você pode conferir nesse link: How do I set up my Stratocaster® guitar properly?
Quanto ao lubrificante, existe um produto americano chamado Nut Sauce da marca Big Bends, e que é usado por um monte de guitartechs das principais bandas do mundo (veja nesse link a lista de peso). Porém, não tem no Brasil e é bem caro se importarmos.
Pensando nisso, fui atrás de lubrificantes parecidos no Brasil e achei boas opções, sendo a principal, um lubrificante com PTFE usado na limpeza de armas e que tem a mesma efetividade.
Ok, mas onde é usado esse lubrificante? No canal dos saddles (onde passa a corda) e também pode ser usado nos pivôs!
Isso vai ajudar a corda a deslizar no saddle, pois nós não vemos, mas as cordas podem ter problemas de contato milimétricos e com um lubrificante assim, nós ajudamos a corda no "vai e vem" dos bends e alavancadas e também garantimos uma maior durabilidade, evitando a quebra nos saddles. Como esse tipo de lubrificante tem teflon na sua composição (o tal PTFE), ele cria uma camada duradoura de lubrificante, sem acúmulo de óleo e sem sujeira. Muito bom, barato e útil para nós guitarristas que amamos Floyd Roses, Gotoh's, Edges e outras pontes maravilhosas.
Dica extra: você pode passar um pouco desse lubrificante em um pano perfex, aquele famoso paninho azul de pia" e passar nas cordas. Isso vai ajudar a proteger elas da ferrugem e desgaste caso você não use Elixir (risos).
Abaixo um vídeo mostrando como passar os 2 produtos na ponte e aproveito para corrigir a aplicação do lubrificante no locking nut: no caso das pontes floyd/flutuantes em geral, é para ser usado apenas nos saddles e pivôs, uma vez que o locking nut não precisa de lubrificação e sim firmeza para prender as cordas. (SORRY!)
Dica Extra 2: você pode usar o lubificante nos nuts de guitarras como Stratos, Les Paul, Telecaster e outros tipos que não tem Locking Nut.
Assista, aproveite para seguir o canal Guitarvibes no Youtube e logo abaixo do vídeo veja os links para comprar o lubrificante e chapstick.
Links para compra:
CHAPSTICK - Protetor Labial
Mercado Livre - unidade
Mercado Livre - link com vários vendedores
LUBRIFICANTES COM PTFE:
Amazon - Algoo Power Sports
Mercado Livre - STG Airsoft
Obrigado por ler e mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário